Dica Referencial - Cavalo para o Futuro


Cavalo para o Futuro   Todo cavalo para ter um bom futuro de doma,independente da atividade que realize,deve ser considerado um individuo único, respeitando sempre seu tempo de aprendizado e dificuldades.
   Um cavalo deve ser treinado no minimo três vezes por semana,a duração de uma sessão de trabalho é de quarenta a sessenta minutos,dependendo da evolução do animal ao longo da sessão.
   Todo animal tem dois planos básicos que devem ser trabalhados durante a sessão para que haja uma evolução constante e confirmada do todo, são elas plano fisico e mental.
    No plano fisico estaremos trabalhando força,velocidade e fôlego dos nossos cavalos,através de exercicios dirigidos ao fortalecimento dos músculos,ossos e tendões,bem como ao aumento da capacidade cardíaca e respiratória.
   O início deste condicionamento, se dá com exteriores a passo, trote e gradativamente o galope, quando possível, também a natação auxilia neste condicionamento.
   Uma vez que o cavalo já possui alguma condição física trabalhamos o plano mental,onde podemos lhe ensinar tarefas mais específicas e direcionadas à finalidade para qual o animal se destina.
   Logicamente, para possuirmos um cavalo com sua mente sã, devemos alternar o trabalho direcionado e a equitação do nosso cavalo: sua compreensão e aceitação dos diversos comandos, assim o animal estará atento, disposto e interessado para obedecer tudo o que se é pedido.
   A confiança é uma das maiores qualidades adquiridas para com o cavalo, tudo se facilita quando o animal possui a vontade e a necessidade de cumprir o que se é pedido, de se mover na direção e da maneira indicada pelo cavaleiro, com a convicção que nunca lhe pediremos nada que ele não tivesse condições de fazer.  
  Nas simples ações de cumplicidade iremos ensinar nosso cavalo o a transpor suas dificuldades de maneira concreta e solida, transformando-o em um companheiro tranquilo, seguro e feliz.
   Com raciocínio e criatividade poderemos criar atividades variadas,que possam nos divertir, e ao mesmo tempo encorajar nosso cavalo a desenvolver seu potencial e aptidão.
  


Fonte: Referencial Centro Equestre