Dica Referencial - As Primeiras 24 horas de um Potro


As Primeiras 24 horas de um PotroOs cuidados com um potro que está prestes a nascer devem começar antes mesmo do nascimento, na barriga da égua, com uma alimentação apropriada e manejo adequado.
O parto deve ser acompanhado de longe e a interferência só deve ocorrer em caso de parto distorcido,acalmando-a,até o veterinário chegar.
Após o parto a égua permanece deitada por 5 à 8 minutos,para em seguida levantar,rompendo assim, o cordão umbilical e retirando partes da placenta que ainda estejam sobre o potro.
A égua então começa o processo de limpeza, lambedo sua cria por inteiro, promovendo  com isso uma massagem que estimula a circulação sanguinea do mesmo.
A mamada do colostro é fundamental e de extrema importância nas próximas 24 horas,pois é ele que dará os anticorpos necessários e ajudará na expulsão do mecônio ( as primeiras fezes), as quais devem ser expelidas nos primeiros dias ,evitando riscos de cólica.
Nos equinos a maioria das mortes na primeira idade é causada por infecções umbilicais,por isso é aconselhável a utilização de cicatrizantez ou iodo 10% na região do umbigo, até sua total cicatrização.
Comece o manejo ainda nos primeiros dias, um pouco a cada dia,afagando e conversando com o potro. Maneje-o diariamente para que este se acostume com pessoas e com as instalações, evitando,assim ,futuros acidentes.



Fonte: Referencial Centro Equestre