Dica Referencial - Úlcera Gastrica


Úlcera Gastrica

  A úlcera gástrica é uma doença muito comum, cuja as causas muitas vezes são desconhecidas, mas os fatores psíquicos  e o uso excessivo de medicamentos  são os motivos mais comuns para a irritação da mucosa gástrica.

  As lesões de úlceras gástricas são maiores em cavalos atletas e aos submetidos a longos períodos de administração de remédios , sendo o stress considerado um dos fatores mais importantes no seu desenvolvimento, cavalos que ficam muito tempo estabulados e/ou em treinamento intenso possuem mais tendência a este mal, o temperamento agressivo e irritado também pode interferir, devido aos altos índices de nervosismo e ansiedade.

  A úlcera gástrica pode apresentar-se na forma sub clinica , clinica e perfuração. A forma sub clinica não apresenta nenhum sintoma aparente, mas pode levar a uma queda de desempenho físico do cavalo, cicatrizando-se sem nenhum tratamento na maioria dos casos.Quando na forma clinica, os sintomas mais comuns são: diarréia, falta de apetite , perda de peso, debilidade física, auto mutilação ( através de mordidas ) e cólica.Na  perfuração das úlceras,  ocorre dor abdominal,febre e choque, levando ao óbito em poucos dias e até horas.

  O diagnóstico rápido e preciso podem evitar a perfuração, porém o diagnóstico definitivo somente é possivel através da endoscopia.

  Após diagnosticada a úlcera gástrica deve-se observar qual ou quais os fatores que levaram à doença e iniciar o tratamento o mais rápido possível, evitando assim o aumento do grau da lesão.

 O Omeprazol , se mostra comprovadamente eficaz na cicatrização de úlceras gástricas, ainda mostra-se bastante efetivo na recidiva da síndrome, mesmo em casos de animais que continuam expostos a condições que favoreçam a úlcera ( como stress,treinamento intenso,enfermidades e etc ). Há disponível no mercado nacional uma formulação em pasta, que comprovadamente cicatriza as úlceras. O tempo de tratamento deve ser definido pelo médico veterinário.




Fonte: Referencial Centro equestre