Dica Referencial - Escovação

A importância da escovação diária está muito além da higiene, é também um momento de contato prazeroso com seu cavalo.
Os cavalos encocheirados precisam ser escovados duas vezes ao dia, com no minimo uma destas escovadas em profundidade. Esta limpeza completa é de preferência feita no inicio do dia, a segunda passada de escova pode ser mais superficial, para retirar marcas de sela,barro, pó e etc.
Embora falemos em escovar o instrumento mais importante deste processo é a raspadeira, que massageia a pele do cavalo ao mesmo tempo que remove poeira,detritos e pêlos velhos.O banho não é substituto, porém complemento deste procedimento.
Em épocas de mudança de pelagem ( primavera e outono) a quantidade de pêlos que desprendem durante a escovação aumenta bastante.
A raspadeira é sempre usada em movimentos circulares, e constantemente limpa sendo batida nas costas em uma superfície dura. Em seguida, uma escova macia é passada no sentido da pelagem.
Qual a raspadeira a passar ? ( borracha, metal, dentes finos ou grossos, etc ) depende da parte do corpo, do comprimento e estado da pelagem e da sensibilidade do cavalo.
Para as pernas, cabeça, e áreas ossudas de modo geral devemos reservar raspadeiras e escovas mais macias, tipo raspadeira de borracha.
A limpeza pode ser concluída passando-se uma toalha velha, seca ou ligeiramente úmida, em todo corpo do cavalo, para assentar a pelagem e dar um brilho maior.
Para as crinas e cauda não utilizar pente diariamente, o ideal é escovar suavemente, limitando- se a retirar cama e outros resíduos.
Material necessário para escovação:
1.Escova de cerdas duras;
2.Escova de cerdas macias;
3.Raspadeira de borracha;
4.Pente e/ou escova para crinas;
5.Pano.
Fonte: Referencial Centro Equestre