Dica Referencial - Aerofagia - Vicio de Engolir Ar


Aerofagia - Vicio de Engolir ArA aerofagia, hábito dos cavalos de engolirem ar é o mais difundindo entre os vícios de comportamento dos cavalos.O confinamento, aliado ao seu emprego em atividades físicas, podem levar a inúmeros distúrbios físicos que podem gerar graves consequências. As principais complicações são o desgaste irregular dos dentes, a perda de peso, cólicas por gastrite ou dilatação gástrica, que podem se complicar, e a queda de desempenho.

O animal com este vicio costuma apoiar a boca aberta na beirada do cocho, na porta da baia, na cerca do piquete, ou em qualquer superfície disponível, e literalmente engole ar com um característico ruído de sucção, havendo neste instante um alargamento típico da glote ( garganta) e borda inferior do pescoço. Este comportamento é repetido inúmeras vezes ao logo de todo o dia e é possivel que o hábito seja imitado por outros cavalos, especialmente em caso de potros jovens.

Não há tratamento totalmente eficiente na cura da aerofagia, o uso de coleiras costuma funcionar bem, mas alguns cavalos aprendem a engolir ar mesmo usando o instrumento, quando isso acontece, muitas vezes a solução é o tratamento cirúrgico, descrito e realizado com bons resultados em muitos casos, contudo, deve ser considerado como última opção, na tentativa de manutenção das atividades do animal e redução dos riscos relativos às complicações da aerofagia .

Como em qualquer doença, a prevenção e a detecção precoce do problema são essenciais para atingir bons resultados. Antes que se torne um vício, o animal deve ser desencorajado a realizar o movimento que permite a deglutição de ar, e simultaneamente deve-se identificar o fator estressante, o qual deve ser eliminado imediatamente para que assim a aerofagia não se torne um vício e consequentemente um grande problema.


Fonte: Referencial Centro Equestre