Dica Referencial - Graxa Caseira para Casco de Cavalo


Graxa Caseira para Casco de Cavalo

A limpeza e manutenção dos cascos fazem parte dos diversos cuidados diários que devemos ter com o seu cavalo.Agindo dessa forma, você garantirá a saúde do animal, além de conhecer a normalidade dos cascos, para identificar os sinais de possíveis problemas.

Dentre os materiais e produtos necessários para a limpeza e manutenção (limpador de casco, rinete, pincel e escovinha) está a graxa que, corretamente usada, garantirá um teor ideal de umidade. Isto possibilitará certa elasticidade e resistência, sem que o casco fique mole e quebradiço.

Uma vantagem da graxa caseira é a utilização do alcatrão que é recomendado como curativo para brocas,frieiras e outras afecções.Porém é bom lembrar que a função das graxas é muito mais mecânica (lubrificante) do que medicinal.


Ingredientes:

  • 4 kg de sebo de boi
  • 150 ml de alcatrão
  • 5 ml de iodo 10%
  • 250 gr. de banha
  • ½ lata pequena de lanolina


Modo de fazer:

Coloque o sebo em uma panela grande e leve ao fogo médio para derreter.Quando o sebo estiver completamente derretido acrescente os outros ingredientes.Coloque primeiro a banha, a lanolina, o alcatrão e o iodo. Lembre-se de mexer sempre.

Após algum tempo,os ingredientes já misturados se transformarão em uma pasta viscosa. Aí então desligue o fogo e deixe esfriar.Depois divida a pasta em potes limpos e guarde-os em lugar fresco.

Com o tempo, a graxa pode endurecer.Para volta-la ao estado normal,deixe o pote fechado ao sol.




Fonte: Referencial C.E