Dica Referencial - Nutaliose - Doença Transmitida pelo Carrapato


Nutaliose - Doença Transmitida pelo CarrapatoNUTALIOSE

A Nutaliose é transmitida principalmente pela picada do carrapato, porém há outros insetos sugadores como as pulgas e os mosquitos, que também podem transmiti-la. Conhecida também por Babesiose Eqüina essa doença caracteriza-se por ser uma infecção parasitária causa uma anemia de grau variável. Se ela for muito intensa, observa-se o animal triste, magro, com febre, fraco, com as mucosas amareladas, pelagem feia e pode até morrer. Porém o mais comum é uma anemia branda, quando se observa cansaço após o exercício e diminuição da performance atlética.

Diagnóstico

Para ter o diagnóstico confirmado deve-se recorrer ao exame de laboratório, que é um teste seguro aceito na maioria dos países do mundo. Para se realizar este exame, utiliza-se aproximadamente 5ml de sangue sem anticoagulante.

Tratamento

Existem diversos tipos de medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da Nutaliose.A Nutaliose provocada pela Babesia caballi pode ser combatida pelo sistema imunitário do animal que a elimina da circulação sangüínea. Já a Nutaliose provocada pela Babesia equi não pode ser eliminada pelo animal..Atualmente o medicamento mais utilizado é o dipropionato de imidocard ( Imizol ). É importante lembrar que qualquer que seja o tratamento, ele deve sempre ser feito com orientação de um médico veterinário.

Prevenção

A fim de controlar a nutalhose devem ser tomadas os seguintes cuidados:

- pulverização periódica com carrapaticida;

-certificar-se da higiene nos procedimentos cirúrgicos, usando sempre seringas , agulhas descartáveis.

É importante uma atenção redobrada nos meses de verão.O clima desta época favorece a proliferação de carrapatos .


Fonte: Referencial C.E