Dica Referencial - Troca de Mãos


Troca de Mãos

Toda atividade equestre envolve troca de mãos,desde um simples galope até nas provas das mais diversas modalidades.

O cavalo troca de mão naturalmente quando muda de direção.Se issso não acontece é logo sentido pelo cavaleiro, uma vez que ele parte para o galope desequilibrado.Para entender melhor o que acontece, pense em um cavalo galopando em circulos.e esse circulo for para direita , a mão e o pé direito dele estarão à frente do esquerdo. Agora, imagine que ele resolva cortar o circulo pela metade e começar para o outro lado. Obrigatóriamente a mão e o pé esquerdo dele passarão a frente. Caso isso não aconteça, o movimento será forçado e o galope desritimado.

Para conseguir uma boa partida na mão certa o cavalo deve, em primeiro lugar, estar relaxado e ser bem flexionado. Só assim ele vai compreender e executar os comandos que você usará para posicioná-lo.

É importante lembrar que os cavalos não tem os dois lados do corpo iguais, sempre existe um que ele trabalha melhor. Sua função é, além de ensinar o exercicio, fazer com que ele consiga desenvolver os dois lados de maneira igual. è por isso que sempre que você  começar a aquecer e treinar, deve partir por onde o animal tem mais dificuldade.

Comece a galopar em circulo e corte-os na diagonal, sempre peça a troca no final da reta da diagonal. Após seu cavalo ter estabelecido um ritmo confortável de galope, calmamente faça-o voltar ao passo, e mantenha por um ou dois minutos. Depois peça nova partida ao galope, do mesmo modo calmo e organizado.Gradativamente, com muita prática, o cavalo aprenderá a associar as ajudas com o galope.

Uma boa maneira de conseguir a transição é com um exercicio que incrementa a partida à galope. Você está a galope numa mão, na esquerda por exemplo, e pára, dá a meia-volta no sentido oposto ( direita ) e imediatamente pede uma partida de galope para direita.O alto e meia- volta  melhoram  o  equilibrio do seu cavalo, pois forçam a manter  as pernas sobre si mesmo. A rápida sucessão de alto, volta e nova partida melhoram a atenção e velocidade de sua resposta

Se o cavalo não trocar de mão, interrompa completamente o exercicio, recue, e comece todo treinamento novamente.Não pense que você vai conseguir tudo em um único dia, a troca exige técnica e muitas vezes o animal não está em um bom dia.

Sempre que você deixar de montar o cavalo por alguns dias ,volte atrás e certifique-se de que ele aprendeu os exercicios já executados antes de continuar o treinamento.




Fonte: Referencial C.E